Caiado tem a menor popularidade digital desde quando rachou com Bolsonaro

Os dados são da Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgado pelo diretor da empresa, o jovem Felipe Nunes, em entrevista ao programa Chega pra Cá do Jornal Opopular em Goiânia.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), registra atualmente o menor Índice de Popularidade Digital (IPD) desde o início do mandato, 27,68. A ferramenta foi criada pela Quaest Consultoria e Pesquisa e é usada para avaliar o desempenho de políticos e marcas por meio da coleta de dados em redes sociais e sites. O índice varia entre 0 e 100.


A informação sobre o desempenho do democrata foi divulgada pelo professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Quaest, Felipe Nunes, durante entrevista, nesta terça-feira (14), ao programa Chega pra Cá , apresentado pela jornalista Cileide Alves nas redes sociais do POPULAR.

Segundo Felipe, no início do mandato Caiado tinha IPD de 34,45. O democrata cresceu em popularidade digital ao longo do tempo e chegou a figurar na liderança do ranking de governadores entre novembro de 2019 e março de 2020 (quando seu IPD era de 61,9). O índice de Caiado começou a cair a partir do rompimento e críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), principalmente em relação ao enfrentamento à pandemia.

Apesar de idas e vindas no relacionamento com o presidente, Caiado seguiu com posicionamento favorável ao uso de máscara e isolamento social, por exemplo. Estes temas são alvos constantes de críticas de Bolsonaro e aliados. Atualmente, o democrata está afastado do presidente. Há expectativa de que o União Brasil (fruto de fusão entre DEM e PSL, que ainda passa por trâmites burocráticos) apoie a candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) à presidência da República.

De acordo com Felipe, Caiado ocupa atualmente a 10ª posição no ranking de popularidade digital entre governadores. Em primeiro lugar está Romeu Zema (Novo), de Minas Gerias, seguido por João Dória (PSDB), de São Paulo, e Camilo Santana (PT), do Ceará. Eles têm, respectivamente, os IPDs 60,7, 50,9 e 42,8.


“O movimento que Caiado teria de fazer é mais ao centro. Tentar se apresentar mais como projeto de terceira via, aliado do Moro. Mas o fato é que a eleição deve ser polarizada entre Bolsonaro e Lula. Nesta, Caiado fica perdido com uma aliança nacional menor e menos relevante”, diz Felipe. Dados da pesquisa Genial/Quaest apontam para polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022.

O IPD é um indicador construído de maneira relacional, feito por meio de comparações (neste caso, entre os governadores). A análise das informações é feita em relação a presença digital, fama, engajamento, mobilização, valência e interesse. Os dados são colhidos em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.


Receba essas e outras notícias na sua linha do tempo no Facebook. Participe do grupo oficial " BLOG DO DAVIZINHO " e fique por dentro da notícia real, em tempo real, sem FakeNews. Pesquise na barra de pesquisa do seu facebook BLOG DO DAVIZINHO, ou entre pelo link https://www.facebook.com/groups/blogdodavizinho


Siga o Blog do Davizinho no Instagram: @AlefeDavidDavizinho


Anuncie Aqui em nosso blog e tenha retorno real em seu produto/serviço 62 99844-0403 zap

0 comentário